A nova edição da Revista Horse, que começa a circular em todo território nacional nesta semana, nas versões digital e impressa, traz como destaque de capa a formação do novo Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), entidade que une associações de criadores e entidades envolvidas na cadeia produtiva da equideocultura brasileira. Já em fase bastante adiantada de formatação, a nova entidade foi incentivada pela série de debates promovida pela Revista Horse, no “Horse Debates Equestres”, e começou a ser costurada em uma reunião no dia 9 de julho. Na próxima quinta-feira, 23/7, uma nova reunião deverá definir o processo final de formalização, já com estatuto e objetivos definidos.
De início, o IBEqui irá congregar cerca de 30 entidades, entre associações de raças e outras instituições do segmento equestre, o que representa aproximadamente mais de 100 mil associados. A proposta é agregar outras entidades da equideocultura nacional, com o objetivo de obter o máximo de representatividade para discutir temas que envolvem todo o setor, entre eles as questões das barreiras sanitárias do Mormo, bem-estar animal e redução da tributação nos negócios com animais, já em vista à Reforma Tributária que deve entrar em pauta em breve no Congresso Nacional.
A formação da nossa instituição nasceu durante uma reunião virtual com representante de associações de raças, promovida pela da Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha (ABQM), em 9 de julho, como objetivo de definir um protocolo único de medidas sanitárias para a retomada dos eventos equestres no estado de São Paulo (Veja box). Na ocasião, o assunto da “união das raças”, discutido em todas as rodadas da série “Horse Debates Equestres” entrou em pauta e houve consenso na formação de uma nova entidade.
Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/