Bulldogging
O que é Bulldogging?É uma modalidade cronometrada de Rodeio mais empolgante, rápida e bruta, onde o cowboy "pega o boi na unha" (literalmente falando).
Considerada a modalidade radical do rodeio completo originária dos Estados Unidos, que no Brasil já possui vários competidores. Como ela exige muita técnica, força e o peso não são essenciais. Praticada por dois competidores: um cavaleiro cerca o garrote, enquanto que o outro trata de agarrar seus chifres e derrubá-lo a unha.Quem fica à direita do garrote faz o trabalho de esteira, cercando o boi e não deixando que ele se distancie muito. O outro cavaleiro posiciona-se do lado contrário e tem a função de saltar do cavalo em movimento sobre o garrote, usando as mãos para agarrar os chifres e virá-lo para derrubá-lo ao chão.
O que é Esteira?
É o cavaleiro da direita, que cerca o garrote, se desempenho representa 50% da realização da prova. Ele deve se cadastrado também pela FNRC.
Qual a função da Barreira?
Somente é permitido o uso de barreira de corda. Fica a cargo do juiz e auxiliar de pista confeccionar e fiscalizar a barreira antes do início da prova. A própria deve ser ter 50% do tamanho do brete de partida do bulldogueiro, medido do canto traseiro ao canto dianteiro, desde que a pista tenha, no mínimo, 70 metros e, a barreira não ultrapasse quatro metros. Caso a pista tenha menos de 70 metros, o tamanho da barreira será estipulado pelo tamanho da menor pista.
Qual é o tipo de animal utilizado?
O animal é o garrote, seus chifres devem ter 15 centímetros.
Como é feita a Cronometragem?
Os cronometristas, não poderão ter nenhum tipo de vínculo com os competidores. O tempo é marcado por três cronometristas e terá validade o cronômetro que marcar o tempo do meio. Após o percurso é solicitado ao competidor virar a cabeça do boi para que o mesmo possa ficar de pé depois da prova concluída.
Existe um Uniforme adequado?
Os cavaleiros devem usar, botas, chapéu, camisa de manga longa, cinto de couro e fivela.
Como é o Julgamento?
A pontuação é o sistema de notas e pontos corridos (0 a 100). O julgamento é padrão, devendo ser adotado por todos os juizes. O juiz não poderá ficar com o cronômetro e nem com as notas na mão, terá que ser usada uma prancheta para passar as notas. A nota deverá ser contada somente no final da montaria.
O peão tem direito a outro animal se o escolhido não pular.
Quais são os Regulamentos da Prova?
Depois de pegar o boi, o competidor deverá mudar a direção, ou fazer com que o garrote pare e, assim, derrubá-lo. Se o garrote for derrubado ou arremessado acidentalmente pelo competidor, levando os chifres do animal ao chão, este deverá estar em pé nas quatro patas e então ser derrubado.
O garrote será considerado derrubado, somente quando estiver deitado de lado ou de costas, com as quatro patas e a cabeça na mesma direção. O competidor deverá manter a mão no boi quando receber a bandeirada;
O competidor já mais poderá pressionar a cabeça do animal para baixo após a bandeirada do juiz, a não ser que seja para sua proteção;
O esteira não poderá prestar qualquer auxílio ao competidor enquanto este estiver trabalhando com o boi no chão. O único auxílio que o esteira poderá dar ao competidor será: a) com o próprio cavalo, orientando a trajetória do garrote; b) auxiliar com o pé enquanto o competidor tocar no chão.
O competidor deverá largar atrás da barreira. Uma penalidade de dez segundos será acrescentada pela quebra da barreira. No caso de quebra de duas barreiras pelo animal o competidor será desclassificado;
Com a pista liberada e o boi pronto, o competidor tem 60 segundos para dar início à prova ou será desclassificado. O tempo limite para conclusão da prova é de 60 segundos, podendo ser maior se houver penalidade.
Qual é a Federação que rege essa modalidade?
Atualmente, a ABQM (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha) está realizando competições, porém a F.N.R.C(Federação Nacional do Rodeio Completo) que rege a modalidade, tendo os competidores cadastrados.
Fonte: http://www.countrywest.com.br/rodeio/bulldogging/index.htm