Pular para o conteúdo principal

O que é Horsemanship?

Horsemanship na verdade se formos traduzir ao pé da letra, horsemanship seria interação homem/cavalo. Então toda vez que um ser humano estiver interagindo com um cavalo estará acontecendo um horsemasnhip.

Eu trabalho com o método Jonh Lyon, que é baseado em resposta condicionada, ou pressão e alívio. Na realidade, vejo hoje em dia muita gente usando a técnica de pressão e alívio como ferramenta de treinamento. A diferença do método Jonh Lyons está na forma como esta é usada, na didática ensinada as pessoas e também cavalos, na maneira simples e objetiva de abordar o assunto e também no fato de ser um método voltado diretamente aos resultados.

Por isso este curso será 90% exercícios práticos pra treinar cavalos .

Para entender o método Jonh Lyons e os outros métodos vamos dar alguns exemplos:

Alguns utilizam vários artefatos como bandeirinhas, bolas para tentar expor o cavalo a várias situações diversas, isso para que ele se acostume e não se assuste. O método de Jonh Lyons parte do princípio que é impossível você expor seu cavalo a todas as situações que possam existir. Você pode ficar por horas agitando um bandeirinha perto do seu cavalo até que ele perca o medo. Daí você monta e logo na próxima esquina vem uma bicicleta e o seu cavalo se assusta. Então de que adiantou? E quanto a bola, a não ser que você queira jogar futebol com seu cavalo, para que serviria?

O método Jonh Lyons assume que eventualmente o cavalo vai se assustar, mas ele deve ser treinado e condicionado para que ao se assustar, o cavaleiro tenha total controle sobre o cavalo e que consiga acalmá-lo rapidamente. Um bom exemplo de como o método Jonh Lyons é voltado aos resultados, são os exercícios ensinados que servem para qualquer cavalo em quaisquer funções que ele desempenhe. Alguns exercícios são especialmente úteis para algumas modalidades, como o exercício de partir ao galope com a paleta para dentro e garupa flexionada. Esse movimento ajuda o cavalo sair na mão correta e principalmente aumenta em 50% a sua impulsão na partida, útil demais para provas de velocidades como 3 tambores e 6 balizas. Outro exercício interessante é a troca de mão no galope, essencialmente útil para cavalos de laço, que em sua maioria só se acostuma a galopar com a mão esquerda. Mas se o boi mudar a direção? É preciso mudar de mão rapidamente não é? Também para cavalos de laço, a colocação correta dispensa o uso de gamarras e o cavalo trabalha mais livre e sempre flexionado. Um outro aspecto do método Jonh Lyons é a forma como os exercícios são aplicados. Sempre de forma gradativa, o cavalo aprende aos poucos, lembrando que o aprendizado de hoje é a base para o exercício de amanhã. Observe outro exemplo, antes de ensinar o cavalo a fazer spin, é preciso ensina-lo a mover a paleta para os dois lados, ou seja, ter o controle total da paleta, o que facilita demais quando for ensinar o spin.Essa são apenas alguns exemplos de inúmeros exercícios que podem ser feitos e que realmente melhoram o desempenho do animal. Na filosofia é de que os cavalos devem ter uma função, um trabalho e um treinamento correto pode ajudar e muito a melhorar a sua performance.

Metodologia de treinamento correta e uso de pressão/alívio para ensinar, são vantagens reais que levam a um melhor resultado de forma saudável.

Então, HORSEMANSHIP é uma definição utilizada por pessoas que se relacionam com cavalos  a partir da natureza do cavalo, buscando conhecer, compreender e ajudar o cavalo nesse relacionamento com os humanos. É uma filosofia com métodos e técnicas criadas a partir da observação dos cavalos na natureza e adaptando essa linguagem ao relacionamento entre homem & cavalo.

Comprovadamente eficaz, essa metodologia objetiva uma melhor performance do conjunto melhorando seu desempenho em diversas modalidades esportivas ou simplesmente no seu dia a dia.


Fonte: Sérgio Moraes
Treinador de Cavalos Certificado por Jonh e Josh Lyons Horsemanship Program

Notícias no Twitter