Pular para o conteúdo principal

Desafios alcançáveis

A fase de “cavalo novo” é a mais longa de todas. Saídos da doma, os cavalos entram em um processo de formação por mais ou menos 5 anos, e a partir daí podem ser considerados “maduros” tecnicamente falando. A parte técnica até chega logo em alguns casos, antes do período de 5 anos. A parte mental, não. Esta tem seu tempo de maturação, que é mais demorada do que a parte técnica.

Muitos cavaleiros confundem estes dois momentos, achando que pelo fato de o cavalo estar realizando tecnicamente bem o que está sendo solicitado, está maduro mentalmente. Não é verdade absoluta na grande maioria dos casos. Uma das maiores opiniões e criticas que recebo de domadores é que os clientes, proprietários de cavalos, querem o cavalo domado em pouquíssimo tempo, e colocam uma pressão em seus funcionários no haras para que este apronto seja feito de maneira mais rápida. Uma ignorância tremenda, pois pensar em resultado com cavalos sem dar tempo aos cavalos para o aprendizado não faz sentido. E, ao caçoar, fazer chacota sobre estes temas comprova-se esta ignorância por completo.

Este “tempo do cavalo” que não é o das pessoas, pode ser trabalhado de várias maneiras – e, novamente muitos irão dizer que tudo isto é besteira. Cavalos são animais que naturalmente colocam para suas vidas o que chamamos de diversidade de situações. Tudo da mesma coisa para cavalo não faz sentido, não somente pelo lado da motivação, mas principalmente pelo lado da defesa, da auto preservação. Cavalos precisam variar os locais, os cenários, as ideias, para que tenham experiências de fuga, de defesa. Com a domesticação, esta necessidade continua.

Então, a proposta é simples: ofereça a o seu cavalo novo, ou na doma, experiências de desafios diversos. Nada do mesmo todos os dias ou semanas. Coloque desafios e experiências que ele consiga alcançar, superar e sentir-se bem. Isto é ensinar, e mais ainda – evoluir um cavalo. Sempre que temos este sentimento e estas ideias, teremos nossos cavalos firmes, seguros e absolutamente confiáveis.

Aos que acham isto bobagem, aos que pressionam seus funcionários para apressarem o tempo, infelizmente terão sempre cavalos que duram pouco, não motivados e sempre fonte de problemas para as pessoas. Enquanto as pessoas acham que têm cavalos com problemas, prefiro acreditar que temos mesmo é cavalos com pessoas com problemas...


Aluisio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

Notícias no Twitter