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Quem é o cliente do treinador

Quando um centro de treinamento recebe um cavalo, várias frentes e ideias devem ser consideradas no atendimento deste cavalo. Além das questões práticas do dia a dia como as técnicas de treinamento a evolução do cavalo, os equipamentos necessários para isto, devemos analisar e considerar muito o proprietário deste cavalo, quais as características e os anseios dele, e o quanto ele participa da vida do cavalo em treinamento.

Alguns treinadores não gostam da participação ativa, maciça do proprietário do cavalo na vida de treinamento dele. É, também fato que alguns proprietários exageram nesta participação, colocando ideias e misturando um pouco a relação de confiança no treinador. Dão palpites exigentes, querem mudar o sistema de treinamento, entram em campos que são mais exclusivos do treinador do que de qualquer outra pessoa, mesmo que esta seja o dono do cavalo.

Dá a impressão que esqueceram que confiaram seus cavalos a alguém que presta um serviço, e que a opção do cavalo estar ou não lá é dele, dono do cavalo. Do outro lado, os treinadores devem praticar o atendimento ao cliente.

Conhecer, estudar e analisar as características destes, e estreitar, alinhar o relacionamento somente com clientes que se encaixem, que combinem com as características do centro de treinamento. Muitos esquecem dos clientes antigos, dando um super atendimento a possíveis novos proprietários de cavalos, deixando de lado quem já tem cavalos nas cocheiras do centro de treinamento.

Na ânsia da busca pelo novo, esquecem de quem está lá há muito tempo... Por fim, o que temos que pensar é que o mercado de cavalos vem se transformando e se amadurecendo rapidamente. Isto requer dos treinadores, prestadores de serviços um novo pensamento sobre o relacionamento com seus clientes.


Aluísio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

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