Pular para o conteúdo principal

Qual a ideia

Compare os dois quadros verdes. Há 60 milhões de anos o cavalo selvagem era exclusivamente herbívoro, gregário (andava em bandos) e nômade (andava). Há 6 mil anos, temos uma realidade de domesticação onde concentrados, isolamento e confinamento são a tônica, obviamente que descontando as obvias exceções. Veja o quadro azul: são estas talvez as maiores intervenções humanas com relação à espécie equina. Mais importante do que somente estes itens, talvez seja pensarmos da ideia do desequilíbrio entre o que o cavalo selvagem (portanto, o mais próximo do instinto natural) e o cavalo doméstico apresentam.

Veja, agora, o ultimo quadro. Já é sabido – e quase nada considerado por treinadores, proprietários etc – que os itens descritos neste quadro são reais, são fatos existentes no dia a dia dos locais de cavalos, mesmo que passando despercebidos. Não queremos aqui colocar nossos cavalos soltos somente comendo capim, sem manejo adequado para o esporte ou trabalho, mas sim equilibramos mais as coisas.

Equilibrar vai com certeza significar uma melhoria mental, clínica e de estado geral dos cavalos. Já é provado, já existem cavaleiros de alto nível mudando todo o manejo dos cavalos, já é um começo de uma realidade. Esta é a ideia!

Aluisio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

Notícias no Twitter