Pular para o conteúdo principal

O tamanho da sela

Muito se fala sobre as selas. Os tamanhos, os tipos, as formas. Para cada modalidade um tipo especifico de sela é usado, potencializando assim a performance dos cavalos e cavaleiros. Para a correção de cavalos, assim como para a doma, aqui na Universidade do Cavalo usamos um tipo de sela western desenvolvido por nós, que dá segurança para os cavaleiros, e principalmente conforto para os cavalos quando são selados pela primeira vez.

Muitas pessoas podem pensar que as selas western são muito grandes, pesadas e incomodam o cavalo, mas particularmente penso diferente. Uma sela de salto ou adestramento tem contato com o dorso do cavalo em pontos isolados dos suadores desta sela. Pressionam estas áreas deixando o peso do cavaleiro mais concentrado em menos pontos. As selas western são maiores em termos de suadores, e abrangem uma maior superfície do dorso do cavalo, fazendo com que o peso do cavaleiro seja mais distribuído no segmento dorsal.

Assim, oferece mais conforto. Mas, existem selas boas e selas ruins, selas de ótima qualidade e de péssima qualidade. Para a doma e trabalho dos cavalos novos usamos inicialmente um tipo de sela western que não é pesada, com uma cabeça alta que não pega na cernelha, um assento reto dando ao cavaleiro equilíbrio no dorso do cavalo, loros soltos para uma melhor movimentação das pernas do cavaleiro e a opção de se utilizar uma ou duas barrigueiras, já que a barrigueira da frente é posicionada mais no meio da sela e não na linha da cernelha. Acreditamos que desta forma conseguimos oferecer aos cavalos conforto através de uma melhor distribuição do peso do cavaleiro no dorso, que deve passar por um processo de musculação e fortalecimento. Logo cada cavalo vai usar sua sela de acordo com a modalidade, mas este começo deve ser bem feito, passando confiança e bem estar aos cavalos.

Aluisio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

Notícias no Twitter