Pular para o conteúdo principal

As quatro necessidades

- Volumoso
- Movimento
- Grupo – o cavalo vive em sociedade.
- Diversidade de situações de vida

Volumoso é capim. E de qualidade. Capim de qualidade (tifton, coast cross, jiggs, entre outros) garante parte importante da nutrição, gerando até mesmo economia de ração por parte dos proprietários. Capim na forma de feno ou natural, mas capim de qualidade e muito capim.

Movimento é andar, caminhar. Cavalos têm uma necessidade instintiva de caminhar. Para fugir, para se garantir como individuo, para ajudar a digestão. Seja no pasto, num solário, num piquete, numa pista, cavalos devem ficar soltos para caminhar.

Grupo – o cavalo vive em sociedade e precisa dos membros deste grupo em que vive. Se defende pelo grupo, e quando está sozinho está sempre com o instinto de defesa ligados, portanto sempre nervosos e tensos, por mais que pareça que não.

Diversidade é a quebra da monotonia. A segurança dos cavalos são os espaços abertos e grandes, que permitem que eles circulem e encontrem novos cenários e situações. Precisam sair da mesmice, da monotonia. Cavalos que vivem no ciclo “cocheira-pista, pistacocheira”, vivem mal, são tristes e começam a fazer as coisas sem qualidade.

Agora, pense... o que é uma marca de sela, de culote, de calça, chapéu ou botas? O que é amor para os cavalos? Qual amor que queremos dar para nossos cavalos?


Aluísio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

Notícias no Twitter