Pular para o conteúdo principal

Mitos, lendas, verdades e mentiras

Recentemente temos recebido muitos emails com dúvidas de proprietários de cavalos Brasil afora. São dúvidas legítimas, verdadeiras e principalmente honestas da parte destas pessoas. Listei 5 perguntas que recebi:

1. É verdade que ração para porcas engorda cavalos?
2. É verdade que tenho que cortar a crina do cavalo para engrossar o pescoço, e tenho que cortar a cauda para dar garupa?
3. É verdade que o freio “x” é o ideal para o cavalo Quarto de Milha?
4. Posso deixar o freio na boca do meu cavalo o dia todo para ele acostumar e ficar leve de boca?
5. Meu cavalo está mordendo e quando tiro da cocheira ele dá patadas, empina. Ele fica preso o tempo todo, e come ração, aveia, alfafa, feno e suplemento para muscular. Como faço para ele parar de morder e empinar? O dono do estabelecimento em que ele mora disse que o melhor manejo é deixar preso.

Vejam que estas perguntas são confirmações de algo que foi dito às pessoas sobre os cavalos. Portanto, alguém está assumindo para estas pessoas que estes erros absurdos são indicações de “profissionais” do cavalo! Mas que profissionais são estes? Ração de porca para cavalos? Freios para determinadas raças? Quem indica isto não é profissional, não entende de cavalos, deveria buscar conhecimento e deixar de lado o achismo, o pseudo respeito pelas tradições. Respeitamos tradição, mas misturar isto com ignorância plena, não deve ser o caso...

Existem no mercado de cavalos, como em qualquer mercado, diferentes tipos de profissionais. Os que querem ensinar, melhorar a vida das pessoas e dos cavalos, e os que querem “se dar bem”. Estes se aproveitam do desconhecimento honesto e legítimo dos clientes para criar complicadores e caminhos difíceis, que “somente eles conseguem resolver”, e que tornam toda a ideia perigosa e principalmente prejudicial aos cavalos e às pessoas... Mas, graças aos emails, graças às tecnologias de informação, estas ideias vão sendo derrubadas, desmistificadas, e cada vez mais ignoradas por quem quer conhecimento sobre cavalos...


Aluisio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

Notícias no Twitter