Pular para o conteúdo principal

Quando o treino vira prova e a prova vira treino

Um excelente artigo assinado por Jango Salgado na revista Western Magazine fala sobre a mistura, a confusão que alguns treinadores fazem com relação ao treino e a prova.

Tentando resumir, o artigo diz que não podemos confundir o que queremos no treino e na prova, da mesma forma que não podemos exigir as mesmas coisas dos cavalos quando estamos no treino e na prova. Quando estamos em casa, treinando, devemos e até certo ponto precisamos dos erros dos cavalos para sabermos as correções e para que tenhamos em mãos o controle dos nossos cavalos.

Já na prova não temos como deixar o cavalo errar, ou mesmo, se o erro acontece (o que é normal), temos poucos recursos naquele momento.

A confusão ocorre quando, no treino, trabalhamos na antecipação, na prevenção pura do erro, não deixando com que o cavalo cometa deslizes e montando sempre preventivamente. Nesta hora temos todas as ferramentas, técnicas, idéias e principalmente tempo para que possamos fazer as correções, mas, ao bloquearmos os cavalos dos erros sem nem mesmo considerarmos as dificuldades de cada cavalo, estamos assumindo que este cavalo não pode errar nunca, e que o erro não é permitido.

Da mesma forma, na prova, na hora mais importante, onde não podemos corrigir nada, vemos algumas pessoas corrigindo o cavalo no paddock, na área de aquecimento, e mesmo na hora do percurso. Não as correções esporádicas ou momentâneas, mas sim coisas que deveriam estar sendo feitas em casa.

Nada adianta nesta hora, a não ser confirmar o treinamento. Prova é para provar. Provar o que? Provar que o sistema, o método, as idéias e filosofias que cada um tem em casa realmente dão certo. Prova não é somente para se ganhar, mas sim para se construir o cavalo que queremos.

Ao associarmos prova a reprova, queremos tudo a qualquer custo. Ao contrário, se associarmos prova a provação, vamos aos eventos para confirmar nossas idéias e fazer destes eventos apenas momentos de solidificação do treinamento.


Aluisio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

Notícias no Twitter