Pular para o conteúdo principal

Os Cavalos Novos

Os cavalos novos, saídos da doma são talvez o mais amplo e demorado desafio do treinador. Ao criamos uma linha cronológica relacionando a idade com a fase de trabalho, veremos que esta fase chamada “cavalo novo” é realmente intensa e lenta.

01 aos 03 anos de idade – do nascimento à doma
03 aos 04 anos de idade – doma
04 aos 10 anos de idade – fase de cavalo novo
10 anos de idade em diante – fase do cavalo maduro, pronto

Assim, o que verificamos é que a partir de por volta dos 3 anos de idade o cavalo começa sua nova vida de trabalho, antes nunca vivida, e não mais cessa o trabalho, em uma situação normal de vida. Isto independe de o cavalo ser de esporte ou trabalho. A relação entre a intensidade de trabalho, o desenvolvimento físico e o desenvolvimento mental faz parte deste escopo de trabalho a partir do momento que sempre desejamos um cavalo de alta performance pelo maior tempo possível. Esta deve ser a meta principal do treinador de cavalos – fazer com que seus cavalos trabalhem sãos pelo maior tempo possível. Para isto, alguns pontos devem ser observados criteriosamente, levando em conta:

A finalidade do cavalo
A idade do cavalo
A fase em que se encontra dentro deste processo

Devemos então lembrar sempre que já que a fase de cavalo novo é a mais demorada e intensa, temos que considerar o tempo para fixar na mente dos cavalos as ideias aprendidas.

Tempo para cavalos não tem o mesmo significado de tempo para as pessoas. 1 ano de aprendizado para um cavalo é somente o começo de uma vida esportiva, e por isto o treinador deve sempre lembrar que leva mais tempo do que se quer ou necessita para que o cavalo se firme com o que aprende.

Seu cavalo novo deve, acima de tudo, gostar do que faz. Muitas vezes responsabilizamos os cavalos pelas falhas ocorridas em provas e treinos, mas será que nós mesmos não somos os culpados pelos erros cometidos por conta da pressa, ansiedade e pouca paciência?


Aluísio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

Notícias no Twitter