Pular para o conteúdo principal

Back movers e leg movers

Leg movers: cavalos que se movimentam pelas pernas.

Back movers: cavalos que se movimentam pelo dorso.

O que isto significa? Um cavalo quando carrega seu cavaleiro, leva consigo um peso extra a ser resolvido enquanto se movimenta. As questões de equilíbrio e tranferencia de peso naturalmente se alteram a partir do momento em que o peso dele próprio cavalo soma-se ao peso do cavaleiro.

É como você quando carrega alguém em seus ombros. Você consegue, mas tem que se adaptar ao peso para que não caia ou se desequilibre. Um cavalo deve também se adaptar a este peso, fazendo com que a força que ele tenha que fazer para se sustentar no trabalho venha da musculatura dorsal e não das pernas.

Comparemos novamente com o ser humano: uma pessoa forte, que pratica abdominais diariamente, faz musculação e tem os músculos bem desenvolvidos e trabalhados, vai conseguir sustentar o peso de outra em seus ombros fazendo a força se concentrar nesta musculatura das costas e não deixará este peso ir direto para as pernas. Já o inverso, uma pessoa sem musculatura trabalhada, vai deixar com que o peso desça todo para as pernas e vai fazer mais força para se movimentar. A mesma coisa acontece com os cavalos. Se um cavalo não tem a musculatura dorsal trabalhada e desenvolvida, vai ter este dorso cavado, deixando todo o peso ir para as pernas, comprometendo as articulações, fazendo muita força, e consequentemente tendo dores lombares e reações como empinar, corcovear. Um cavalo bem trabalhado e musculado no dorso, vai concentrar toda a força neste dorso, deixando com que o dorso carregue o cavaleiro sem sobrecarregar as patas e articulações destas.

Alem disto, um dorso musculado não vai doer, não vai sofrer para carregar o peso. São os back movers os cavalos que buscamos. Mas, todos são leg movers até serem trabalhados e musculados. Isto leva tempo e requer paciência por parte do cavaleiro. Existem exercícios específicos para isto, fáceis e úteis para uma vida toda de qualquer cavalo...



Aluisio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

Notícias no Twitter