Pular para o conteúdo principal

Um novo velho mundo

Escrevo este texto de Essen, Alemanha. Estamos participando da Equitana, a maior feira equestre do mundo, realizada a cada dois anos. A Alemanha é sem dúvida um dos, senão o mais importante berço do cavalo do mundo. A criação de cavalos aqui é regulamentada pelo governo, que em conjunto com centrais de reprodução e treinamento fazem da criação de cavalos de salto, adestramento e CCE talvez a mais refinada e vencedora da história dos esportes equestres. Para se ter uma ideia do potencial alemão, proporcionalmente a Equipe Olímpica é responsável pelo maior número de medalhas em competições oficiais dentre todos os esportes. Visitamos um dos Haras Estatais em Warendorf, cidade que respira e vive cavalos por também sediar a Federação Equestre Alemã e o Centro Olímpico do Time Equestre Alemão. O haras é ativo desde 1826 e continua suas atividades de reprodução e treinamento de cavalos até os dias de hoje.

Diante de tantos fatos vitoriosos e históricos, a Equitana sem dúvida é o local onde todos se encontram. De medalhistas olímpicos a astros como Lorenzo, PIgnon e Parelli ao mais iniciante dos leigos, que vai às compras para abastecer sua cocheira por dois anos com equipamentos para seus cavalos, todos em um mesmo teto, vislumbrando toda a importância do cavalo como um todo, mas cada vez mais com algumas novidades que nunca foram antes vistas neste velho mundo do cavalo: cada vez mais as demonstrações com cavalos são feitas dando o sentido de mansidão, índoles, tranquilidade e confiança. Para isto, técnicas e exercícios do chamado Horsemanship Natural são cada vez mais disseminadas entre todas as raças e treinadores. São mudanças necessárias, segundo muitos que conversei.

Se a tradição é forte em esportes, agora a mente do cavalo, os aspectos de confiança e conexão com seu cavaleiro passam a ser tão fortes quanto. Observando na cerca os olhares atentos do grande publico, via que alguns gostavam, outros achavam pura besteira, outros já se entusiasmavam com o que viam. A certeza é que todos prestavam muita atenção e, com olhares atentos tentavam assimilar, entender e criar em suas cabeças como poderiam fazer tudo aquilo com seus cavalos em casa. Horsemanship Natural e cavalos de esporte tem absolutamente tudo a ver. E isto não depende de tempo de criação, medalhas ou mesmo resultados. Depende, como sempre, muito mais das pessoas quererem melhorar o relacionamento com seus cavalos...

Aluisio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

Notícias no Twitter