Pular para o conteúdo principal

Relaxe

No último final de semana trabalhei com Danyelle Campbell. Uma das mais famosas e premiadas amazonas dos 3 tambores, que veio ao Brasil para um clínica de três dias. Fui o intérprete dela, o que me permitiu aprender, trocar experiências e compartilhar conhecimento técnico com uma profissional de alto gabarito.

A clínica foi basicamente técnica no sentido de que os problemas das pessoas iam sendo resolvidos um a um através de exercícios que ela pratica no seu dia a dia. Mais do que somente resolver problemas, Danyelle passou aos alunos seu programa de trabalho, seus conceitos e filosofias. Confira:

Somente cavalos confiantes e relaxados serão vencedores. Transformar o tambor ou a pista em algo estressante faz com que o cavalo não queria estar ali. Não querendo estar ali, não vai fazer bem feito o trabalho.

O trabalho no dia a dia deve ser feito em baixa velocidade sempre. Nunca se passa rápido em casa. Quando quiser passar um pouco mais rápido, use uma prova como teste, mas como parte do trabalho.

Velocidade e qualidade nascem com o tempo. Não adianta apressar o cavalo antes da hora. Paciência de 1 ano é a chave.

Seus cavalos moram soltos, em grupos de dois ou três. A cocheira vem somente para a noite anterior a uma prova ou para cavalos lesionados. Quando os cavalos moram soltos, ficam mais relaxados.

Velocidade não significa tensão. Um cavalo de tambor tem que estar relaxado ao máximo para conseguir ganhar.

Quando mais severa a embocadura, mais leve a mão do cavaleiro.

Caros amigos, ela é uma das maiores treinadoras dos EUA, e uma das mais respeitadas competidoras do mundo. Estas são somente algumas ideias e conceitos dela. Pense sobre como a saúde mental dos cavalos é levada antes da parte física. Quem foi à clínica se surpreendeu com tudo isto, e alguns até nem entenderam muito estes conceitos, pois ainda pensam mais na parte física do que na mental.

O físico não faz o mental. O mental faz o físico.

Aluisio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

Notícias no Twitter