Pular para o conteúdo principal

Perguntas e respostas

Uma criança é mais facilmente convencida a fazer algo que não sabe fazer do que um adulto. Um adulto, obviamente, vai resistir mais ao que não conhece ou não quer fazer. Assim também são os cavalos.

Um potro, com quase nenhuma experiência previa na vida, vai fazer mais facilmente o que solicitamos. Já um cavalo mais experiente pode resistir mais ao que não sabe fazer. São 3 perguntas que devem ser feitas para tudo isto dar certo, sendo o cavalo adulto ou potro:

1. O cavalo sabe fazer o que você está pedindo?

2. Você está pedindo direito?

3. O cavalo quer fazer o que você está pedindo?

Para as duas primeiras perguntas, temos as respostas mais “na mão” – são questões que você deve resolver. Ensinar o cavalo e pedir direito são obrigações suas e não dos cavalos. Para a terceira pergunta, vale pensarmos em algumas saídas:

1. Bater no cavalo

2. Deixar o cavalo sem fazer o que você está pedindo

3. “Subornar” com balas, cenouras, etc

4. Analisar friamente se o cavalo sabe fazer, se você está pedindo direito, e se as duas respostas forem positivas, mostrar ao cavalo com firmeza, sem violência, o caminho a ser seguido. É quando entramos mais firmes, mais incisivos e focados no que se quer que o cavalo faça.

Para tudo isto vale uma regra importante: seja justo com o cavalo. Faça as três perguntas e as responda com sinceridade e honestidade. Você verá que seu cavalo vai te ajudar nas respostas, e, se forem justas, tudo de bom vai acontecer entre vocês..


Aluisio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

Notícias no Twitter