Pular para o conteúdo principal

Quanto tempo é tempo?

Pense em um médico, especialista em alguma área. Pense nestes médicos de sucesso, daqueles que sua cidade toda admira pela alta competência. Quanto tempo este médico levou para chegar até este ponto? Façamos as contas: 6 anos de faculdade de medicina + 2 ou 3 anos de residência em média. Total: 8 ou 9 anos para sair para o mercado. Antes disto, nem pensar. Depois disso, vem o começo de carreira, normalmente em plantões em hospitais, atendimentos incessantes, trabalhos em qualquer lugar. O tempo passa e ele vai sendo reconhecido pelas pessoas da cidade, do mercado em que atua. Estamos aqui falando em mais ou menos mais 6 ou 7 anos, nos dando um total de quase 18 anos! A pergunta: o que são os 5 anos de faculdade perto de 18 anos? É parte dos 18 anos, que tiveram que existir na vida deste médico. São fundamentais, mas não a única garantia de que ele seria o médico de sucesso que estamos falando.

Pensemos no nosso mercado de cavalos. Quem se forma em medicina veterinária leva 5 anos para tal. Os gestores em equinocultura formam-se em 2 anos. Do que estes profissionais precisam? Experiência, bons contatos, estágios, acompanhar profissionais renomados, gerar relacionamento. Sim. Sem dúvida. Mas, para tudo isto, o tempo é necessário. Foi o tempo somado a ações corretas que fez o médico acima ter sucesso.

E é o tempo quer fará você, que vai se formar ou acaba de se formar. E, tempo não é 1 ou 2 ou 3 anos. Tempo são muitos e muitos anos. Provavelmente todos os anos de sua vida. Portanto, segure sua ansiedade em querer que o tempo passe ou achar que o tempo tem que passar depressa. E ainda... Com cavalos, não tem dia, não tem noite, não tem feriado ou finais de semana, não tem hora. Podemos até administrar o tempo no dia a dia, mas esse tempo é ditado pelos cavalos com quem você convive. Por isso, pense agora em outro tempo... o tempo que você pode estar perdendo em não estar em um programa de estágio, seguindo alguém com mais experiência, ou mesmo por estar pensando na vida futura dentro da sua casa nas belas tardes das semanas que fazem sua faculdade...

Aluisio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

Notícias no Twitter