Pular para o conteúdo principal

Solução x Opção

Visitei uma escola de equitação esta semana. Um local super agradável, com pistas excelentes, áreas de lazer interessantes, cocheiras boas. Um belo restaurante na beira da pista, excelente professores. Cavalos bons, localização boa, clientes legais. Tudo certo, exceto o baixo número de alunos.

Conversando com o proprietário, descobri que a escola tem um numero de alunos que poderia ser dobrado, e que muitos estavam em outra escola da cidade. Enquanto conversávamos uma aula estava acontecendo. Fiquei conversando com o dono e assistindo à aula. Por 1 hora o professor conversou com os alunos, atendeu ao telefone, parou para falar com o tratador, saiu para ir ao banheiro e obviamente passou os exercícios aos alunos. Num momento, saiu da pista por cinco minutos, e quando voltou ficou no telefone por mais cinco.

A aula foi boa tecnicamente falando. Boa mesmo. O conteúdo era muito bom, mas perdia-se muito tempo com outras coisas que não eram a aula e a sensação para o aluno era estranha. É óbvio que não existiu o abandono. É claro que as paradas não atrapalharam tanto a aula assim. Para mim, que também dou aulas há mais de 20 anos ficou nítido que a aula foi excelente em termos técnicos. Nada estava errado no conteúdo passado.

Mas esta foi a minha visão, de quem dá aulas, conhece conteúdo. Mas a mãe deste aluno enxerga somente o que está acontecendo visualmente e não tecnicamente. O entra e sai do professor, o telefone tocando, todo o movimento fora da atenção à aula estava gerando um desconforto que acabou em perda de alunos para a escola. E, com isto, esta escola passou a ser apenas uma opção dentre as várias da cidade.

De nada adiantou um professor super bom, um local super agradável se os valores para a mãe eram outros. Uma pista mais simples, um local sem um restaurante, mas um professor dedicado integralmente à aula talvez signifiquem para os pais do que as instalações desta. Por isto o limite entre se solução e opção é muito pequeno no nosso mercado. Você pode ser uma opção interessante, mas se você entender o que realmente deve ser potencializado, você passa a ser uma solução para os clientes. E, quando você é solução, você tem a fidelização destas pessoas em volta do seu centro eqüestre...



Aluísio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

Notícias no Twitter