Pular para o conteúdo principal

Um ruim e um melhor

Quem treina cavalos provavelmente sabe disso. Para todo dia “ruim” de treino, sempre vem o dia seguinte que é bom. Isto não é uma regra, mas sabemos que acontece bastante.

Quando temos uma sessão de treinamento que julgamos ruim, ou que compramos umas brigas com nossos cavalos, sempre vem o dia seguinte onde a sessão vem boa e agradável. Por que isto acontece? Em minha opinião por dois motivos: o primeiro porque os cavalos são mesmo inconstantes no processo de evolução de manobras, pistas etc.

Vão aprendendo com o tempo, vão se firmando no trabalho a partir de uma sequencia e da consistência do treinador em perceber esta evolução, que nem sempre é do dia para a noite.

A segunda é porque todo treinador que se preze não termina uma sessão ruim com a raiva tomando conta dos seus pensamentos. Termina sim ciente de que não foi bem, e que algumas questões devem ser resolvidas no dia seguinte.

Mas, talvez o grande motivo do dia seguinte ser bom é que os treinadores que enxergam que o cavalo evolui lentamente montam no dia seguinte procurando resolver as dificuldades e não com o sentimento de “vingança” pelo dia anterior. Vejo que ainda temos treinadores que querem se vingar do cavalo quando algo não dá certo, e com isso, pioram ainda mais o processo de melhoria contínua destes.

Assim, acho importante sempre considerarmos este “tempo do cavalo”, que cada cavalo, seja novo ou experiente tem. Montando desta forma, nos tornamos parte da solução para os problemas. Montando com o sentimento de vingança, passamos a ser parte do problema....

Aluisio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br


Notícias no Twitter