Pular para o conteúdo principal

10 dicas para seu trailer

Seja de 1, 2 ou mais cavalos, ter um trailer requer do proprietário organização, senso critico e baixa ansiedade, além é claro de calma e tranquilidade para sair para a estrada. Confira abaixo algumas dicas sobre o mundo dos trailers:

1. Confira sempre o assoalho do trailer. Conforme o tempo passa o estrume e a urina dos cavalos vão deteriorando o assoalho. Se você tem serragem no seu trailer, lembre-se de limpar a serragem a cada viagem e de vez em quando revirar a mesma no assoalho. Quando mais a serragem tomar sol, melhor.

2. Parte elétrica: confira sempre as setas, freios, luz de ré e lanternas antes de sair. Se algum ponto estiver errado, passe no auto elétrico antes da viagem. A dica é então checar isto com pelo menos 1 dia de antecedência.

3. Ao emprestar seu trailer, exija que a mudança de tomada seja na caminhonete do seu amigo. Muitas pessoas preferem mudar o trailer e quando devolvem a você, é você quem tem que mudar tudo de novo.

4. Confira sistematicamente o engate da caminhonete indo a um posto de gasolina e elevando a caminhonete nas plataformas de troca de óleo. Qualquer risco de trincas deve ser refeito ou trocado o engate.

5. Não deixe para calibrar o pneu do trailer depois que estiver carregado. Prepare a viagem antes de embarcar os cavalos.

6. Viaje sempre com as janelas do trailer abertas, por mais frio que esteja. Quando se tem mais cavalos dentro de um ambiente fechado como os trailers, é necessário que haja troca de ar constante. Coloque capas nos cavalos mas não feche as janelas nunca.

7. Não queira correr com o trailer. Por melhor que seja o trailer, a caminhonete ou o motorista, correr com o trailer significa dificuldade maior em frear o trailer.

8. Não force o motor da caminhonete querendo reduzir marchas em alta rotação para não perder velocidade. O primeiro sintoma que você está pilotando mal é a temperatura da caminhonete subir.

9. Verifique o pneu reserva. Muita gente esquece deste importante detalhe.

10. Confira água e óleo da caminhonete, que fará trabalho dobrado puxando o trailer!


Aluísio Marins, MV
Universidade do Cavalo
www.universidadedocavalo.com.br

Notícias no Twitter