Pular para o conteúdo principal

Hipismo Rural

Hipismo Rural

A diversão entre amigos nos finais de semana virou coisa séria, conquistou novos espaços e se tornou fundamental para a formação de competidores internacionais no CCE - Concurso Completo de Equitação (modalidade olímpica do hipismo). O Hipismo Rural, que nasceu no Brasil, é considerado um esporte hípico muito versátil. Juntos, cavalo e cavaleiro precisam vencer obstáculos naturais (cross country), corridas em terreno plano e montanhoso, alem de provas em picadeiro, com obstáculos móveis em pista armada com figuras montadas com tambores e balizas, saltos e recuos.

A primeira competição, já de acordo com o regulamento, aconteceu em Campos do Jordão (SP). Chamada na época de Cavalo Completo Rural, ela foi rebatizada alguns anos depois pelo jornalista Chuck Woodward, então diretor da revista Hippus, e ganhou o nome de Hipismo Rural.

Conquistando cada vez mais publico também fora das pistas, o esporte passou a ter entidade para representá-lo, em 1982 a ABHIR – Associação Brasileira dos Cavaleiros do Hipismo Rural, foi fundada por participantes e acima de tudo, incentivadores da pratica no pais, que se reuniram para discutir regras e maneiras de tornar o esporte mais competitivo e profissional.

As mudanças técnicas atingiram também as pistas em que são realizadas as provas. Mais modernas e evoluídas, as competições, antes simples e disputadas contra o cronômetro, passaram a ter obstáculos mais técnicos e tempo limite pré estabelecido.

Barreiras de segurança também foram criadas para proteger o conjunto e o uso do capacete, colete e perneiras (ou chaparreiras) passou a ser obrigatória a cavaleiros e amazonas

Os critérios para penalização e eliminação do participante foram revistos e se tornaram mais rígidos. Faltas como erro de percurso ou atrasos para apresentação, mandam o atleta mais cedo para casa.

Atualmente, os competidores de Hipismo Rural estão divididos nas categorias, Mini Mirim, Iniciante, Estreante, Nível I, Intermediária, Performance e Força Livre.

Hoje em dia, a maioria dos animais que participam das competições de Hipismo Rural tem sangue Árabe, mas qualquer raça pode entrar na disputa desde que receba o treinamento adequado.

Fonte: http://www.abhir.com.br/novo/hr.php 

Notícias no Twitter