Pular para o conteúdo principal

Polo

Polo

Os  primeiros ocidentais a entrarem em contato com o pólo  foram soldados ingleses e civis servindo na Índia  no século IXX. Eles aprenderam a jogar trabalhando  em Manipur, um  pequeno estado entre Assam e Burma, onde  o pólo era um jogo nacional e as pequenas vilas  tinham seu próprio time.

Provavelmente o povo de Manipur copiou e adaptou o jogo do Tibet, usando a palavra pulu ao invés de kán-jãi-bazèè, nome usado na região.

Em 1854 os ingleses começaram a cultivar plantações de chá em Manipur e 5 anos mais tarde o primeiro clube de pólo foi formado pelo capitão Robert Stewart, conhecido posteriormente como "o Pai do Pólo Moderno". Em torno de 1870 o pólo era muito jogado pela Índia Britânica em pequenos pôneis que não mediam mais do que 1,27m.

O primeiro jogo de pólo no Reino Unido foi em 1869, jogado por oficiais e foi chamado de "Hockey a cavalo". Aos poucos foi ficando mais popular e ganhando caráter mundial, principalmente na Argentina onde produzem ótimos cavalos para o pólo.


Regras do Jogo:


O  pólo é jogado a galope e é um dos jogos mais rápidos do mundo. O objetivo é fazer mais gols que seu oponente, acertando uma bola de 8cm de diâmetro com um taco de 3m de comprimento.
O gol tem uma largura de 7,3m. O campo mede 275m x 180m.

A altura de um cavalo de pólo gira em torno de 1,52m e 1,60m. Cada time possui 4 jogadores, nº 1 de nº 2 são atacantes, nº 3 é meio de campo e o nº 4 defesa.

O jogo dura um pouco menos de 1 hora e é dividido em chukkas, que duram 7,5 minutos cada. Dependendo do nível jogo, pode ser ter de 4 a 6 chukkas.
Os cavalos devem ser trocados a cada chukka e só podem ser utilizados 2 vezes na mesma partida.


Fonte: http://www.hipismobrasil.com.br/modalidades/polo.asp

Notícias no Twitter