Pular para o conteúdo principal

Raça: Baixadeiro

Baixadeiro

Origem: Brasil

Altura: em média 1,40m

Pelagem: predominantemente tordilha e castanha.

Importante meio de transporte para as comunidades da Baixada Maranhense, o cavalo baixadeiro apresenta pequeno porte e é chamado de pônei, sendo adequado para a sela, mas não para trabalho de tração.

O cavalo Baixadeiro é resultado de cruzamentos com raças trazidas da península Ibérica, provavelmente dos cavalos garrano e berbere. A raça se desenvolveu na Baixada Maranhense, adaptando-se ao ecossistema do norte do estado, marcado por estações de inundações alternadas com secas. Raça centenária ameaçada de extinção, recentemente passou a ser pesquisada pela Universidade Estadual do Maranhão e a fazer parte de programas da Embrapa de aprimoramento genético e preservação de animais domésticos ameaçados de extinção.

Essa raça equina é amplamente utilizada na Baixada Maranhense, especialmente na lida com o gado e nas festas folclóricas locais.

As pesquisas sobre o baixadeiro ainda estão em andamento, mas acredita-se que ele tenha características semelhantes às dos cavalos pantaneiro e marajoara, que do mesmo modo vivem em regiões inundáveis, sendo também capaz de alimentar-se e movimentar-se com os pés permanentemente dentro d'água.


Fonte: Enciclopédia Larousse dos Cavalos 

Notícias no Twitter