Camargue
Origem: FrançaAltura: 1,45m
Pelagem: tordilha.
Seu perfil é rústico, suas articulações fortes e seu corpo curto, com lombo musculoso. A vida nos pântanos forjou seus grandes cascos. Seu temperamento é, ao mesmo tempo, dócil e vivaz.
O cavalo camargue é descendente das montarias dos cartagineses e sarracenos, que, após fugirem, passaram a viver livres no delta do Rhône, Júlio César, seduzido por sua vivacidade, fundou um haras para promover sua criação. Depois, o cavalo foi objeto de cruzamentos que visavam aumentar seu tamanho. Mas, toda vez, devido à influência de seu ambiente particular, as características do sangue estrangeiro eram “apagadas”, fazendo com que o camargue de hoje seja muito parecido aos seus ancestrais de dois mil anos atrás.
Ainda existem vários bandos de camargue que vivem em semi-liberdade, resistindo ao sol escaldante e ao vento mistral gélido, e alimentando-se de capim e plantas aquáticas. Os jovens, que nascem negros, são reunidos para serem marcados e domados. Esses cavalos – que apesar do seu tamanho não são chamados de pôneis – exibem uma rusticidade impressionante. Quando montados, suas andaduras principais são o passo e o galope curto.
Fonte: Enciclopédia Larousse dos Cavalos