Haflinger
Origem: Áustria e Alemanha (Tirol)Altura: cerca de 1,40m
Pelagem: alazã com crina cor de linho.
O haflinger exibe uma cabeça de porte médio, com extremidade pontuda e olhos doces. Seu corpo pequeno é bem musculoso, com um peito vasto e garupa poderosa, suspensos por membros curtos e sólidos.
A raça foi criada em Tirol, no final do século XIX, a partir da cobertura de éguas nativas por um garanhão árabe, El Badavi, de quem todos os haflinger descendem. Do ancestral comum, os pequenos cavalos austríacos herdaram a elegância e a nobreza. Das avós tirolesas, mantiveram as aptidões da montaria de montanha, especialmente os pés firmes. Seu nome provém do vilarejo de Hafling, onde se concentravam os criadores do Império Austro-Húngaro, antes da anexação da região pela Itália.
Para conservar as qualidades da raça, os criadores austríacos puseram em prática uma política draconiana: todo garanhão que não agradasse sua comissão de controle deveria ser castrado.
O haflinger vive em liberdade nos alpes até os quatro anos, idade a partir da qual passa a ser domado e utilizado pelo homem. Talvez seja esse o segredo de sua robustez e longevidade: geralmente, esses pôneis vivem até os quarenta anos! Sua resistência é tanta que, em 1984, o exército indiano adquiriu cinco mil exemplares da raça para compor suas tropas no Himalaia.
Fonte: Enciclopédia Larousse dos Cavalos