Pular para o conteúdo principal

Raça: Hanoveriano

Hanoveriano

Origem: Hanover e Baixa Saxônia – Alemanha.
Altura: 1,53 a 1,70m
Pelagem: todas as cores puras.

O antemão arredondado e musculoso denota sua potência. Seus olhos inteligentes e confiantes se sobressaem na cabeça pouco harmoniosa.

Originário de Hanover e da Baixa Saxônia, o hanoveriano é uma das raças alemãs mais antigas. Acredita-se que ele descenda dos famosos hanoverianos isabel, cuja pelagem deve seu nome à rainha Isabel, a Católica, o que provavelmente não passa de uma lenda. No entanto, é certo que a raça foi desenvolvida e mantida no haras Celle, na Baixa Saxônia, sob a proteção da família real inglesa (Jorge I, Eleitor de Hanover, coroado rei da Grã-Bretanha).

Um detalhe interessante: esse cavalo, mas adaptado à sela do que ao trabalho, puxou os coches reais britânicos até o início do século XX. A potência, o equilíbrio e a inteligência fazem do hanoveriano uma montaria do adestramento e concurso hípico de primeira linha – os amantes das duas modalidades pagam imensas quantias por um exemplar da raça.

Foi montado na égua hanoveriana Simona que Hartwig Steenken venceu, em 1974, o campeonato mundial de cavaleiros. Alguns dizem que Simona, na época com dezesseis anos de idade, saltou os obstáculos mostrando os dentes num sorriso.

Fonte: Enciclopédia Larousse dos Cavalos 

Notícias no Twitter