Pular para o conteúdo principal

Raça: Kathiawari

Kathiawari

Origem: Índia
Altura: 1,40 a 1,50 m
Pelagem: geralmente alazã

Este estranho cavalo exibe orelhas torcidas que, quando levantadas, quase se tocam. Ele é esbelto e leve, e tende a ter curvilhões inclinados.

A raça herdou o nome de uma península indiana, e é conhecida por diferentes nomes ao longo da costa oeste do país (rajputana e marwar, entre outros). Sua origem se deu em um naufrágio. Numa época que ninguém sabe precisar ao certo, um navio árabe carregado de cavalos de corrida teria encalhado perto da costa da Índia.

Alguns animais conseguiram nadar até a praia, e lá cruzaram com os pôneis da região, pequenos, delgados e mal formados. É possível que essa história não passe de uma lenda, mas a influência do sangue árabe sobre a raça é inegável, pois o kathiawari exibe uma autoconfiança digna de cavalo árabe.

A importação de reprodutores vindos do porto de Áden para “melhorar as montarias do príncipe” é descrita por Marco Pólo no relato de suas viagens. Assim, dos pôneis indianos e dos cavalos árabes, o kathiawari herdou robustez, resistência e rusticidade excepcionais, sendo excelente tanto para a sela quanto para o trabalho. Trata-se do único cavalo de origem indiana com altura superior a do pônei.

Fonte: Enciclopédia Larousse dos Cavalos 

Notícias no Twitter