Pular para o conteúdo principal

Raça: Knabstrup

Knabstrup

Origem: Dinamarca
Altura: cerca de 1,50m
Pelagem: malhada sobre pêlo ruão.

Apresenta uma pelagem semelhante à do appaloosa, com todas as suas variações, mas sobre um fundo mesclado de branco de castanho (ruão).

Essa raça dinamarquesa, muito popular em seu país de origem, foi criada durante as guerras napoleônicas a partir de uma mesma égua, comprada de um oficial espanhol, não se sabe exatamente onde. Cruzada com um certo garanhão frederiksborg, a excelente matriz deu à luz potros malhados sobre a pelagem ruã, e ligeiros como o garanhão.

Os criadores ficaram fascinados com o resultado e fundaram a raça, cruzando esses animais entre si.

Pode-se perguntar se os cruzamentos consangüíneos não seriam prejudiciais à descendência dos genitores, mas é preciso lembrar que o árabe, um cavalo de valor incontestável, foi conservado durante séculos através da reprodução entre indivíduos de raça pura, sem o aporte de sangue estrangeiro.

Na segunda metade do século XX, o knabstrup foi cruzado de maneira inconsistente, com o objetivo de obter pelagens mais marcadas, mas sem considerar a continuidade do tipo. Hoje os cruzamentos são mais criteriosos, e o cavalo malhado dinamarquês se tornou uma excelente montaria de adestramento, que faz muito sucesso em espetáculos eqüestres.

Fonte: Enciclopédia Larousse dos Cavalos 

Notícias no Twitter