Pular para o conteúdo principal

Raça: Ponei de sela francês

Ponei de sela francês

Origem: França
Altura: 1,25 a 1,47m
Pelagem: todas as cores.

Esse pônei é um autêntico cavalo de sela de pequeno porte. Ele possui um peito amplo, espáduas bem posicionadas e cernelha saliente.

No início dos anos 1960, a França começou a controlar e aperfeiçoar sua produção de pôneis, assim como tinha feito com seu cavalo de sela, ao criar o cavalo de sela francês. Em 1962, um recenseamento das populações de pôneis nativos e cruzados foi realizado.

Em 1969, nasceu a Associação Nacional do Pônei de Sela Francês. Rapidamente, ela se encarregou de atualizar o studbook da raça, promovê-la entre os criadores de pôneis de todo o mundo, e qualificar garanhões para reprodução, selecionando-os entre as raças que compõem o pônei francês de sela (árabe, connemara, dartmoor, cavalo de sela francês, landês, new forest e o pônei galês).

Podemos pensar que se trata de uma “raça fantasma”, pois os mais diversos cruzamentos continuam ocorrendo. Porém, o objetivo da operação não é fundar uma raça no sentido biológico do termo, mas disponibilizar no mercado pôneis de qualidade para o prazer de jovens e não tão jovens cavaleiros.

Fonte: Enciclopédia Larousse dos Cavalos 

Notícias no Twitter