Pular para o conteúdo principal

Raça: Shire

Shire

Origem: Inglaterra
Altura: às vezes mais de 1,80m
Pelagem: castanha-escura; as extremidades dos membros geralmente são brancas.

Esse é o maior cavalo do mundo. Embora seja enérgico e ativo, sua docilidade é tanta que pode ser confiado a uma criança. Além de sua incrível altura, ele é conhecido pela pelagem branca das quartelas, que quase chega a cobrir seus cascos.

As origens do shire são controversas. Fala-se de seu ancestral, “o grande cavalo negro inglês” ou “o grande destrier da Idade Média”, mas sem especificar sua proveniência. Observando-se a nobreza deste animal, é quase certo que ele possua sangue árabe. Venha de onde vier, o shire foi criado e melhorado em função de sua formidável potência: ele pode puxar até cinco toneladas. Com o tempo, os critérios da raça foram sendo fixados e, em 1878, fundou-se a Sociedade do Cavalo Shire.

Devido ao seu tamanho, ele demorou mais tempo para ficar “desempregado” com o advento da mecanização do trabalho do que outros animais utilizados na tração. Afinal, ainda levou algum tempo para que surgissem caminhões possantes o suficiente para puxar as carroças das cervejarias inglesas.

Fonte: Enciclopédia Larousse dos Cavalos 

Notícias no Twitter