Pular para o conteúdo principal

Raça: Tennessee Walker

Tennessee Walker

Origem: Estados Unidos
Altura: 1,50 a 1,60m
Pelagem: todas as cores básicas.

Um cavalo dócil e alegre, com corpo e peito amplos, apresenta um antemão possante, membros esbeltos e crina abundante.

Os agricultores do sul dos Estados Unidos fundaram esta raça, ao selecionar montarias de grande vigor e com andaduras especialmente suaves e confortáveis. Os primeiros indivíduos com essas características foram os potros de um trotador norte americano nascido em 1886, que possuía uma grande quantidade de sangue morgan. Eles foram cruzados com puro sangue ingleses, com cavalos de sela americana e comnarragansetts, resultando na raça atual.

A particularidade do tennessee walker é a andadura de cavalgada (metade pousada, metade saltada), que o torna uma das montarias mais confortáveis do mundo. Alguns potros praticam a andadura sem que sejam ensinados, simplesmente imitando a mãe no pasto durante o primeiro ano de vida.

Trata-se de uma andadura em quatro tempos, em que os anteriores se elevam alto e os posteriores perfazem uma passada longa, colocando-se entre quinze e trinta centímetros diante dos anteriores. Isso resulta num movimento suave, firme e deslizante, muito confortável para o cavaleiro.

Fonte: Enciclopédia Larousse dos Cavalos 

Notícias no Twitter