Pular para o conteúdo principal

Raça: Trakehner

Trakehner

Origem: Prússia Oriental (atual Polônia) – Alemanha
Altura: 1,62 a 1,64m
Pelagem: qualquer cor pura.

Ativo, agradável e gentil, o trakehner é um belo cavalo de sela, e de boa conformação morfológica. Sua cabeça chama à atenção: estreita na altura das narinas, com olhos afastados e orelhas largas. Possui cernelha saliente, peito largo e antemão musculoso.

Em 1732, o rei Frederico Guilherme da Prússia fundou um haras em Trakehner, província oriental de seu país. Ali, depois de vários cruzamentos, foi desenvolvida uma excelente raça de cavalos de sela. A criação dos animais continuou até a Segunda Guerra Mundial, depois da qual a Prússia Oriental – e o haras – tornaram-se poloneses. Nessa época, cerca de 25 mil exemplares foram registrados no studbook da raça.

Esses cavalos eram encontrados principalmente na Polônia, mas também na Alemanha Ocidental. Durante a Guerra Fria, a raça foi mantida nos dois lados da cortina de ferro.

Com a queda do muro, poloneses e alemães puderam comparar seu plantel e perceber que, tanto num país quanto no outro, o trakehner era – e é – um animal vigoroso, com excelentes qualidades atléticas para todos os esportes, do adestramento à atrelagem.

Fonte: Enciclopédia Larousse dos Cavalos 

Notícias no Twitter