Pular para o conteúdo principal

Raça: Welsh

Ponei galês - Welsh

Origem: Gales
Altura: pônei galês da montanha – tipo A: 1,22m; pônei galês – tipo B: 1,22 a 1,37m; pônei galês – tipo C: até 1,47m; cob galês – tipo D: cavalo leve de 1,47 a 1,57m
Pelagem: geralmente castanha.

Esses pôneis são o orgulho dos britânicos e uma das raças mais exportadas do mundo.

O pônei galês das montanhas parece um cavalo árabe em miniatura. Doce, rústico e resistente, é uma excelente montaria para as crianças.

Um pouco maior, o pônei galês é considerado o cavalo puro sangue do País de Gales. Utilizado há muito tempo como montaria dos pastores de ovelhas, é um bom galopador, que ama disputar corridas e também tem aptidão para o salto de obstáculos. Este tipo de pônei também é uma boa opção para crianças.

Apesar de seu tamanho reduzido, o pônei galês do tipo C pode ser montado por adultos. Ele é inteligente, robusto e suporta facilmente entre 75 e 80 quilos. Resistente e de pés firmes, é excelente para longas cavalgadas, um ótimo saltador e, atrelado, um trotador incansável.

O galês do tipo D, ou cob galês, possui o sangue do antigo cavalo galês de atrelagem, pembrokeshire, de quem herdou a rusticidade e a resistência. Embora quieto, ele é muito dócil. Apto tanto à sela quanto à atrelagem, ele é apreciado pelos amantes das cavalgadas.

Fonte: Enciclopédia Larousse dos Cavalos 

Notícias no Twitter