Pular para o conteúdo principal

Team Penning

Team Penning


O Team Penning é um esporte equestre, criado nos EUA, que procurou trazer para as pistas a mesma situação vivida pelos peões nas fazendas, ou seja, apartar um lote de bois e confiná-los no curral, para que fossem tratados.

O Team Penning, devido às suas características, inicialmente foi praticado pelos proprietários de fazendas, que procuravam algum esporte equestre que fosse adequado ao trabalho diário, aliando o caráter lúdico da competição às necessidades de suas propriedades.

Trazido para o Brasil, o Team Penning passou a ser praticado, não só pelos proprietários de fazendas e de cavalos, como também por seus familiares, que formavam um time (trio) de apartação, composto por pais e filhos.

Devido à grande emoção e adrenalina que ele proporciona aos participantes, logo conseguiu arregimentar um grande número de participantes em todo o Brasil, principalmente no Estado de São Paulo, onde foram criados alguns Núcleos, Ligas e Associações Regionais, que passaram a organizar, incentivar e incrementar esse esporte, organizando provas e campeonatos.

Com o passar do tempo, o Team Penning foi trazendo para seu meio inúmeros cavaleiros e amazonas, que participam ou participavam de outros esportes eqüestres, bem como outros que nunca tiveram oportunidade de praticar ou competir em outros esportes eqüestres, razão pela qual nas provas hoje realizadas há a participação de 150 trios, em média.

Esta história de Team penning (team = equipe/ pen = curral) começou nos ranchos americanos e é um trabalho muito antigo e necessário para a rotina de tratamento dos animais. Era preciso separar o gado para dentrodos currais para a marcação, medicação, ou até transporte.

Hoje é uma competição de ritmo acelerado e excitante que dá a uma equipe de três cavaleiros de 60 a 90 segundos (dependendo da categoria) para separar três bovinos numerados de um rebanho de 30, sendo 10 grupos de três bois numerados. No Brasil este tempo, hoje, não é mais de 90 segundos e sim de 120 seg. O tempo começa a ser contado quando o focinho do primeiro cavalo cruzar a linha de partida e termina com a rês no curral.

Um dos três bovinos que foi apartado do rebanho deve ser conduzido para um pequeno curral (pen) do lado oposto da arena. Os competidores devem separar o gado designado a eles, sendo os três bois com o mesmo número, tomando cuidado para não deixar que mais de quatro reses cruzem a linha de partida, o que resulta em desclassificação.

A chave do Trabalho de Equipe. é os três competidores trabalhando em harmonia para separar os respectivos animais designados , e conduzi-los ao curral mantendo o restante do rebanho para trás.

A modalidade foi incluída oficialmente em agosto de 2002, na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (nos eventos anteriores a competição era feita paralelamente).

A raça do cavalo pouco importa, o importante é ter um animal treinado e ágil. Porem, o cavalo mais usado é o quarto de milha, pela sua docilidade e facilidade no manejo do gado. Não importa também se o competidor é novo ou velho, veterano ou pouco experiente, homem ou mulher, a grande sacada é ter os olhos atentos e muita agilidade para guiar o cavalo e conseguir cumprir a tarefa.

Fonte: http://www.nelstar.com.br/teampenning.php  http://team-penning.blogspot.com/2006/12/o-que-o-team-penning.html 

Notícias no Twitter