Pular para o conteúdo principal

Team Roping - Laço em Dupla

Team Roping - Laço em Dupla

Praticamente seu surgimento se deu em terras de gado americano, não era popularmente usado como esporte, e seu intuito era em auxiliar a lida e o dia-a-dia dos peões.

A prova ocorre em arena com solo de areia e bretes. O laçador que ocupa o lado esquerdo do brete é chamado cabeceiro, pois é ele que deve laçar a cabeça do novilho, e o competidor do lado direito tem que laçar as patas traseiras, portanto é o peseiro.

Quando o bezerro rompe a barreira, o cabeceiro corre atras dele em perseguicao, maneando a corda, enquanto o peseiro segue um pouco atras. O cabeceiro e quem laca primeiro e tem que acertar um dos tres lugares permitidos: ao redor dos chifres e da cabeca e ao redor do pescoco.

Depois, enrola a corda no “pito” da sela. Entra em acao o peseiro que laca as patas traseiras do bezerro.A prova termina quando os dois competidores esticam a corda de frente um para o outro, com o bezerro preso pela cabeca e pelos pes.

Se o cabeceiro sair do brete antes do bezerro - estourar a barreira - ou se o peseiro lacar apenas um pe do bezerro, a penalizacao e o acrescimo de cinco segundos ao tempo final.

Equipamento:

Uma boa sela para Laço em dupla; Como o cavalo pode chocar uma pata com a outra e fazer paradas bruscas (esbarros) que podem causar lesões, usa-se as caneleiras, "cloches" e "skid boots", nas provas e também nos treinamentos.

Devem-se usar freios, rédeas e gamaras. O laço é outro acessório indispensável, deve ser em poliéster e nylon, conhecido como "Laço Americano" e na outra mão, o laçador deve usar luva.

Barreira: 

É o local da largada onde sai os dois competidores em direção ao novilho. Ela deve ter de 60% a 75% do comprimento do boxe de partida do cabeceiro de acordo com o tamanho da pista e a barreira do peseiro deve ter 60% do tamanho do cabeceiro. Poderá ter alteração mediante aprovação do representante oficial do evento e pelo Comitê de Rodeio Cronometrado da FNRC.

Como é válida "Laçada de Pé" e "Laçada de Cabeça: Laçada de Pé - Antes que a Laçada do peseiro possa ser arremessada, o boi deve estar em movimento, ter tido sua trajetória modificada pelo cabeceiro, o qual deve estar em controle do boi e o laço do cabeceiro deve estar enrolado, completando uma volta no pito da sela.

Laçada de Cabeça - Haverá somente três laçadas válidas de cabeça: em torno de ambos os chifres; na metade da cabeça ("meia-cara"); em torno do pescoço.

Penalidades: Poderá o cabeceiro laçar o novilho pelo pescoço, chifre ou meia cara (pescoço e um dos chifres). Assim que o boi já laçado é puxado e mudado de rumo pelo cabeceiro, é hora do peseiro começar. Somente nessa hora é que o peseiro deve completar o serviço que foi começado pelo cabeceiro. Se o fizer antes disso, a dupla será desclassificada. Essa falta é como carretão. Se o novilho for laçado somente por uma das patas traseiras, a dupla será penalizada em 05 segundos.

As duplas de laçadores são avaliadas pelas médias de tempo obtidas nas provas classificatórias e na final, ficando a critério dos organizadores determinar o número de bois que cada dupla terá que laçar em todas as provas. Geralmente, serão de 03 a 05 bois para duplas amadoras, e de 06 a 08 bois para duplas profissionais.

Um laçador somente poderá vencer se não errar nenhum boi. Por causa desta dificuldade, diversas inscrições são realizadas durante a competição, para aumentar as possibilidades.

Também existem outras laçadas desclassificatórias; a serigola no chifre; a laçada no chifre ou cabeça em forma de oito; cruzar a laçada por si própria por duas vezes; se o laço estiver na boca do boi; laçada pela paleta.

Categorias para o Laço em Dupla

Há vários tipos de competidores, aqueles com handicap de três e quatro são da categoria "B". Competidores com handicap de cinco, seis e sete são da categoria "A". O handicap de cada competidor é definido pelo Comitê de Rodeio Cronometrado da FNRC no momento de sua afiliação à entidade e é valido para toda a temporada, podendo ser mudado na próxima temporada.

Fonte: http://www.olacador.ppte.com.br/curiosidades.html

Notícias no Twitter