Pular para o conteúdo principal

Western Pleasure

Western Pleasure

Um bom cavalo de Western Pleasure deve ser como o próprio nome diz: ‘um prazer em se montar’. Os participantes competem juntos, caminhando em volta do perímetro da arena a passo, a trote e ao galope. A pedido do juiz, os cavaleiros devem segurar as rédeas apenas com uma mão e não se pode mudar de mão durante a prova. O cavaleiro não pode tocar na sela ou no cavalo com sua mão livre durante a competição.

De origem americana, o Western Pleasure surgiu no Brasil como prova oficial da ABQM em 1985, no Oitavo Campeonato Nacional, em Ourinhos, SP. Nesta prova o cavalo mostra sua facilidade em mudar de andamento ao comando do juiz: passar do passo ao trote e deste ao galope. Ele também observa se o animal está tranqüilo nas mudanças de andamento, se está andando na mão correta e, ainda, a posição do pescoço e da cabeça. A prova requer dedicação, concentração e paciência daquele que a prática, que deve estar vestido a caráter, isto é, com roupa de cowboy.

Nos Estados Unidos, é uma das modalidades com maior número de participantes. Os eventos da AQHA chegam a registrar cerca de 200 inscrições, o que não chega nem perto por aqui. Como em todos os esportes, e segundo também a opinião de Sérgio, o que falta é o incentivo atrás de maior premiação. Ele também acredita que a modalidade irá crescer e muito, porém de forma mais lenta e gradativa. “Tenho certeza que o Western Plesure será uma das modalidades mais fortes do cavalo no futuro.”

Fonte: http://www.westernmagazine.com.br/leiaMais.asp?cod=Western%20Plesure&id=76

Notícias no Twitter