Pular para o conteúdo principal

Raça: Quarto de Milha

Quarto de Milha

Origem: Estados Unidos
Altura: cerca de 1,60m
Pelagem: todas as cores simples.

Sua garupa é bem desenvolvida, mesmo no potro. Os membros são esguios, o dorso, curto e forte, a cabeça é pequena sobre um pescoço bem desenvolvido e espáduas musculosas.

A raça foi fixada no século XVIII nos Estados Unidos. Os colonos da Virgínia e da Carolina do Norte e do Sul realizaram cruzamentos entre cavalos espanhóis e norte-europeus pra obter montarias mais robustas e, principalmente, aptas a corridas de curta distância, daí o nome quarto de milha.

Os cavalos selecionados possuíam um antemão poderoso, que lhes assegurava arranques fulgurantes. Logo ficou evidente que essa morfologia os tornava particularmente hábeis para o trabalho com o gado: apartar os bezerros, separar vacas, etc. Ao mesmo tempo em que eram desenvolvidas provas esportivas inspiradas nesse trabalho (apartação, tambor, etc), a raça foi se desenvolvendo, e hoje, é uma das mais presentes em todo o mundo.

O sucesso do quarto de milha está relacionado à sua personalidade: acostumado a prestar atenção nos movimentos do gado, o cavalo se tornou muito sensível aos comandos do homem.

De temperamento calmo, a maior parte dos garanhões pode ser montada por cavaleiros inexperientes. Apesar de corajoso, tranqüilo e resistente, o quarto de milha sofre de uma certa fragilidade dos membros, que são muito solicitados pela sia musculatura hiper-desenvolvida.

Fonte: Enciclopédia Larousse dos Cavalos 

Notícias no Twitter